E o HTML5 hein?

Posted: sexta-feira, 19 de novembro de 2010 by Rebeca Barros in Marcadores: , ,
0


O HTML, base de toda página web, não é algo muito difícil de entender, tanto que na hora de pegar layouts prontos ou aqueles gifs de orkut a gente consegue rapidinho tirar os créditos ou propragandas (don't do that). Mas pra fazer sua própria página do zero é preciso mais do que tirar/add um linha e observar o resultado, é preciso saber realmente o que é feito ali, entender as tags, os atributos, elementos e o que cada um é capaz de fazer.

Dito isso, eu finalmente comecei a estudá-lo, estou lendo e super recomendo o livro HTML com CSS e XHTML da série Use a Cabeça, 2ª edição de 2008. Um determinado capitulo do livro trata sobre padronização e conta a evolução da linguagem desde os tempos remotos onde páginas web eram puro html até o html 4.01 e a chegada do XHTML e os autores acabam dizendo ser impróvavel o surgimento de um HTML 5.

Bem, se eles tivessem esperado mais um pouco pra lançar o livro talvez essa frase não estivesse lá, porque em meados do mesmo ano a W3C (aquela mesma que especificou que html era pra estrutura e css para apresentação) anunciou a primeira especificação do HTML5.


Com previsão de versão final para 2012, o HTML5 traz inúmeras mudanças e entre as principais regras :
  • Novos recursos devem ser baseados em HTML, CSS, DOM e JavaScript
  • Reduzir a necessidade de plugins externos (como o Flash)
  • Melhorar a manipulação de erros
  • Mais marcação substituindo os scripts

E entre os novos recursos, destacam-se :
  • O elemento Canvas para desenho
  • Elementos multimidia (audio,vídeo)
  • Melhor suporte para armazenamento local offline
  • Novos controles de formulário, como calendário, data, hora, e-mail, url e pesquisa.
Você pode conferir mais informações e novidades no site da w3schools, que traz tutoriais de várias linguagens web além do html.

Exemplo : Quando formos adicionar um vídeo a nossa página não será mais necessário aquela url embed enorme, com o html5 o código se resumirá em algo mais ou menos assim:
<video width="320" height="240" controls="controls">
<source src="movie.mp4" type="video/mp4" />
</video>

A Google já oferece a opção de assistir os vídeos do youtube em html5 , funcionalidade que eu gostei bastante e ainda lançou recentemente um mini-guia sobre os browsers e a web construído na linguagem. Quem for a Campus Party 2011 vai pode fazer parte de algumas discussões sobre o assunto. E ainda, esse post da Info Online traz links para vários joguinhos contruídos em html5 (chega de esperar horas pro flash carregar).

Enfim, deu pra perceber que a novidade ainda vai dá muito o que falar e que sua aplicação modifica bastante o jeito de se fazer e navegar na web.

0 comentários: