Eliminando Kernel Antigo no Ubuntu

Posted: segunda-feira, 16 de maio de 2011 by Rebeca Barros in Marcadores: , ,
0


Quem é usuário recente do Ubuntu (como eu) depois de algumas atualizações pode se deparar com um grub com mais opções do que deveria na hora da inicialização. 
Isso ocorre porque você atualizou o kernel do seu sistema mas a versão antiga ainda continua disponível. Recomendo esse link para quem não sabe muito sobre kernel nem o porque de suas atualizações.
O método para limpar o grub que mostrarei a seguir, é uma tradução desse post do site TuxTweaks e foi uma maneira simples e eficiente que encontrei para realizar a tarefa. Tentarei também aqui explicar o significado de cada comando executado para que o entendimento de todo o processo seja mais claro.


É recomendado excluir o kernel antigo depois da confirmação (utilização) de que o kernel atual funciona perfeitamente em sua máquina. Vale lembrar que qualquer alteração como essa pode comprometer seu sistema, só continue se tiver certeza do que está fazendo.

Primeira coisa a se fazer é descobrir qual versão do kernel seu sistema está rodando. Digite no terminal o comando :
uname-r

Agora você precisa saber quais os kernels disponíveis na sua máquina, digite :

ls /boot | grep vmlinuz | cut -d'-' -f2,3

ls /boot - lista os arquivos e pastas do diretório /boot
grep vmlinuz - vai mostrar dentre esses arquivos só os que possuem a string vmlinuz
cut -d'-' -f2,3 - vai mostrar dos arquivos que têm vmlinuz no nome apenas a parte que nos interessa que é o número (identificação) do kernel

O resultado será algo parecido com :


2.6.28-15
2.6.28-16
2.6.28-17


Agora que você já sabe quais são as versões presentes no seu computador, você descobre quais pacotes pertencem a versão que deseja excluir com o comando :

dpkg -l | grep ^ii | grep 2.6.28-15 | awk -F' ' '{ print $2 }'

dpkg -l - é responsável por listar todos os pacotes presentes na distribuição
grep ^ii - vai 'filtrar' para só listar os pacotes que devem ser e que estão instalados (pra entender melhor, leia aqui
grep 2.6.28-15 - dentre os pacotes ii vamos buscar só os pertencentes ao kernel que será apagado
awk -F' ' '{ print $2 }' - vai mostrar só a segunda coluna de informação sobre os pacotes que nesse caso é o nome deles. Mais informações sobre a linguagem awk

Como resultado você terá na tela, algo do tipo :

linux-headers-2.6.28-15
linux-headers-2.6.28-15-generic
linux-image-2.6.28-15-generic
linux-restricted-modules-2.6.28-15-generic

Por fim, é só remover os pacotes listados na etapa anterior com o comando aptitude remove (apt-get também funciona) 

sudo aptitude remove linux-headers-2.6.28-15 linux-headers-2.6.28-15-generic linux-image-2.6.28-15-generic linux-restricted-modules-2.6.28-15-generic

Pronto! Você removeu o kernel antigo e todos pacotes relacionados a ele, no próprio terminal você verá que o grub é reinicializado para efetuar as devidas alterações.

E se você quiser saber mais sobre os comandos do linux e sobre Shell Script aqui seguem duas dicas :
- No GuiaFoca.org  você encontra apostilas em três níveis (iniciante- intermediário- avançado) em Português com tudo sobre os comandos do Linux.
- E o Blog do Beraldo começou um minicurso sobre Shell Script, o primeiro módulo foi sobre comandos necessários para a criação dos scripts..confere e acompanha lá.

P.S - A quantidade de tutoriais e suporte que a comunidade livre do Linux oferece é incrível, você acha explicação e ajuda para tudo mas, nunca execute algo sem saber o que está fazendo. Então... achou um post que diz resolver seu problema, pesquise sobre os comandos, leia os comentários, procure formas alternativas e só aí siga os passos.

see you soon!

0 comentários: